Conheça agora o XINA11, o primeiro ETF no Brasil que é focado nas ações chinesas. E invista nas principais empresas da China para fazer o seu dinheiro render.

Todos nós sabemos que a China é um potencial gigante e que vem cada dia mais tomando espaço na economia mundial, resultado do seu crescimento de anos.

O que é ETF?

ETF, do inglês Exchange Traded Fund. Na maioria, esses fundos apresentam uma gestão mais passiva e replicam índices de mercado como o Ibovespa e o IFIX (índice da B3 de fundo imobiliário), no Brasil, ou índices americanos, como o S&P500.

Esses ETF’s passivos tendem a apresentar taxas de administração mais baixas. Por isso, são diferentes dos fundos de gestão ativa, onde o gestor tenta “atingir” o desempenho de mercado.

Vantagens do ETF

  1. Facilidade para investir

Investir em um ETF é muito simples. Isso porque em vez de selecionar diferentes ações, você simplesmente precisa optar por um único ativo (ETF), o qual você julga melhor na sua carteira.

  1. Baixo investimento

Efetivamente, o investimento em ETF’s é bastante acessível e com um valor mínimo de aporte consideravelmente baixo. Cotas do XINA11 custam em torno de R$10,00, por exemplo.

  1. Baixa Taxa de Administração

Como já mencionamos antes, ETF’s possuem uma menor taxa de administração, comparando aos fundos que são de gestão ativa. Sendo considerado uma alternativa “barata” para aqueles que querem diversificar os investimentos.

XINA11 – Índice de Ações da China

O XINA11 acompanha o MSCI CHINA, o índice que é composto por diversas empresas chinesas, desde médio até grandes portes, essas são listadas em todos os mercados incluindo P ships, Red ships, H-shares, B-shares, A-shares, e outros como, por exemplo, o ADR’s no NYSE.

Esse índice possui mais de 700 empresas, e representam 85% das empresas chinesas com capital aberto e uma capitalização de mais de 2,7 trilhões de dólares.

As 3 empresas que possuem maior participação no MSCI são: Alibaba Group, Tencent Holdings e a Meituan Diaping. Veja abaixo um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Alibaba Group – É uma empresa no ocidente conhecida como a Amazon da China, no entanto, a maior relevância para o mercado interno e outros ramos de negócios, como varejo virtual, tecnologia de nuvem, meios de pagamentos e mídia digital. Suas vendas são superiores à 1 trilhão de dólares anuais.
  • Tencent Holdings – É uma empresa atuante em diferentes ramos, como as mídias sociais (aplicativos como WeChat), portais de internet, música, jogos eletrônicos, comércio eletrônico, sistemas para pagamento, entre outros. Atualmente a empresa possui um valor estimado em 600 bilhões de dólares.
  • Meituan Dianping – A empresa com maior expressão na MSCI China, é uma empresa que trabalha uma plataforma digital de produtos e serviços locais, criando diversas promoções, incluindo serviços de entretenimento, delivery, restaurantes e muitos outros.

O XINA11 apresenta tais características gerais:

  • Taxa Adm – 0,30% ao ano
  • Gestor – XP Asset Management
  • Administrador – Banco BNP Paribas
  • Formador de Mercado – Credit Suisse
  • Público-Alvo: Investidores em geral
  • Lote mínimo – Apenas 1 cota

Agora que você sabe como fazer o seu dinheiro render com um baixo custo de investimento, invista nas principais empresas da China, para mais informações acesse o esse artigo no blog da XP Investimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.